segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Brasil perde mais um Oscar! E daí?


Ontem, dia 28/02 as celebridades pisaram no famoso tapete vermelho para assistirem a "maior" festa do cinema ocidental. Se você, assim como eu, não é uma celebridade, então provavelmente teve que aturar o chato do José Wilker e sua turma para ver a transmissão atrasada do Óscar pela Globo, atrasada sim, pois a Globo tem que passar o Fantástico e o BBB antes da festa, porém é melhor do que nada.

Falando em Nada, foi o que o Brasil levou neste Óscar. Estávamos concorrendo o prêmio de Melhor Canção com a música Real in Rio, da animação RIO composta por Carlinhos Brown e Sérgio Mendes, porém o Brasil bancou o Vasco e viu outro levar o troféu, sim quem levou a estatueta foi a canção Man or Muppet do filme Muppets. A categoria foi apresentada por dois comediantes Os (Will Ferrell e Zach Galifianakis) o que veio muito bem a calhar, pois o resultado foi uma piada.


Quem acompanha as edições do Óscar sabe que os velhos da academia de cinema ou tem lixo na cabeça ou recebem uma grana pesada para fazer o famoso Lobby da Academia, que concede o prêmio não ao MELHOR filme, mas sim àquele e ao estúdio desejam promover. Por falar em lixo, lembrei do ano passado quando o filme Lixo Extraordinário, o melhor documentário que já assisti não levou a estatueta.

Uma coisa me deixou feliz, o filme Iraniano A Separação levou o prêmio de melhor filme estrangeiro, prêmio o qual o Brasil só ganhou em 1959 com o filme Orfeu Negro e deste então jamais chegou perto de ganhar. Também pudera, você gostou do filme A Central do Brasil? Este é um exemplo do que mandamos para concorrer ao Óscar, ou seja o Brasil também faz o seu Lobby (acho que neste caso a homenageada foi a Fernanda Montenegro). O dia que o Brasil aprender a fazer como o IRÃ que mesmo sem recursos produz filmes a rodo e não dependem apenas da Globo Filmes para produzir, então quem sabe um dia tenhamos mais chances.

Lembrei do ano em que o Brasil produziu o maravilhoso filme NOSSO LAR com megaprodução e tudo mais e a academia brasileira Indicou LULA O FILHO DO BRASIL, o qual nem passou "pras finais", mais um Lobby brasileiro para o presidente que apesar de ser uma pessoa admirável não precisava dessa puxada de saco tão violenta.

Na minha opinião a animação Rio deveria estar entre os indicados como melhor animação, tremendamente melhor que Rango, a vencedora. O melhor filme, segundo a academia, é um filme quase mudo e em preto e branco (O Artista). Baseado em tudo o que foi dito, levando em conta que o Óscar é uma tremenda injustiça e que o Lobby ja começa aqui no Brasil, então porque nos importarmos?

Qual foi o último filme que ganhou o maior prêmio da academia como MELHOR FILME que você realmente achou que foi justo?

- O Artista? (2012) - Preferia: A Árvore da Vída

- O Discurso do Rei (2011) - Preferia: A Origem, Cisne Negro ou A Rede Social

- Guerra ao Terror? (2010) - Pense que Avatar perdeu pra esse filme

- Quem Quer Ser Um Milionário (2009) - Eu gostei deste filme, mas não acho melhor que O Curioso Caso de Benjamin Button

e por aí vai...
por isso eu digo:
"O Brasil perdeu mais um Óscar, e daí?"
O importante é não perder tempo vendo o que eles querem que você assista.

1 comentários:

  1. Vergonha isso, maaaas meu caro amigo Márcio sabemos que podemos ter ótimas produções, porém eles sempre escolherão o "peixe" deles :/ infelizmente!

    ResponderExcluir